top of page

BADEJO-DE-AREIA

O badejo é um peixe exclusivamente de água salgada, sendo então peixes com alta atividade, porte médio a grande e possui diversificadas tonalidades de cores. Este pode ser encontrado em toda a costa brasileira, que compreende as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Habitam lugares rochosos, estuários, recife de corais e gostam de se esconder em tocas ou cavernas.


No Brasil são encontrados algumas espécies deste peixe, que pertencem a família Serranidae, e seu nome científico é Mycteroperca spp. São encontrados em águas do oceano Atlântico. O peixe de maior peso já registrado foi de 37 quilogramas, mas em média chega a pesar 6 quilogramas. Podem chegar a 1,2 metros, mas normalmente são encontrados com aproximadamente 50 centímetros. Estes têm um comportamento mais solitário, podendo ser visto em grupos de até 10 indivíduos ou mesmo em dois.


Sua reprodução ocorre no período entre setembro e início de março (entre a primavera e verão). Seus ovos são depositados no fundo do mar, na casa de centenas de metros abaixo do nível aquático. Em apenas um ciclo, o badejo pode depositar uma quantidade de 500 mil ovos. Estes, contém em seu envoltório um tipo de óleo que faz com que fiquem mais leves do que a água e assim emergem, ficando na superfície da água por até 30 dias. Seu desenvolvimento é considerado rápido, e após passado este período já citado, eles mergulham adentrando o mar.


Já conhecia? Que tal conhecer esse e outras espécies que vivem aqui no Aquário? Comenta aqui qual animal você tem mais curiosidade em conhecer.


Obs. O Aquário continua fechado, esperamos em breve recebê-los.





Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page