top of page

Peixe Tamoatá

Olá pessoal, boa tarde!😃

🗣Esse é o

(ou caborja), ele tem essas pintinhas que são um charme, no seu tamanho adulto pode alcançar 26 cm, é considerado um peixe pacífico.

É encontrado em quase toda a América do Sul a leste dos Andes e norte de Buenos Aires, entre outros.

Apresenta corpo fusiforme e coloração pardacenta. Seu corpo é coberto por placas ósseas, como uma armadura. Cabeça deprimida, sendo o focinho arredondado em vista dorsal. A boca é levemente inferior. O barbilhão superior alcança a base da nadadeira peitoral, o inferior alcança a base da ventral. O opérculo é parcialmente exposto, sendo o interopérculo coberto por pele. Os ossos coracóides são expostos ventralmente. A série súpero-lateral contém 25 a 27 placas e a ínfero-lateral possui 22 a 24.

Esta espécie apresenta respiração aérea facultativa, sendo parte do intestino médio o órgão acessório para a respiração aérea. A região do intestino onde ocorre a respiração acessória caracteriza-se por estar sempre cheia de ar, ser transparente e possuir a parede muito fina e ricamente vascularizada.

O período reprodutivo estende-se de novembro a abril, a desova é parcelada, sazonal prolongada para a cheia. A fecundação é externa, não realizam migrações e cuidam da prole. Atingem maturidade com cerca de um ano. Os machos constroem ninhos flutuantes na vegetação perto da costa que consistem em bolhas cobertas com material vegetal. Os ovos são liberados pela fêmea abaixo do ninho. O macho fertiliza-os e depois os leva para dentro da boca e os sopra para o ninho flutuante. Os ovos eclodem em cerca de quatro dias. O macho protege os ovos durante a incubação e se torna muito agressivo.

Onívoro. Durante a estação chuvosa, os adultos consomem uma grande quantidade de chironomideos (mosquitos) associados com detritos. Durante a estação seca, eles se alimentam principalmente de insetos terrestres, micro-crustáceos, Dipteros aquático e detritos.

Conta pra gente nos comentários, qual a espécie que você tem mais curiosidade em conhecer.🔎👀 #Vidamarinha #aquariomarinho #aquariodeparanagua #tamoata #preservacaodavidamarinha - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Fonte:aquarismopaulista.com

Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
Arquivo
bottom of page