o aquário de Paranaguá 

     DIVIDIDO EM 3 ANDARES, O Aquário de Paranaguá possui mais de 26 recintos com animais de diversas espécies. Em sua maioria, são encontrados animais do litoral paranaense, porém, na visita também é possível conhecer animais exóticos como o tubarão-bambu, encontrado na Ásia, diversas especies de Raias e até Jacaré!  O local também conta com Auditório, espaço para exposições, Loja de Souvenires, Espaço Criança com livre acesso aos visitantes, Realidade Virtual e Mirante.

       O local foi construído para trabalhar a educação ambiental dos visitantes e também contribuir para o desenvolvimento da região. A equipe técnica é formada por biólogos e educadores ambientais.

      Além disso, o Aquário de Paranaguá, em conjunto com diversas instituições da região, desenvolve uma série de serviços, desempenhando um importante papel de conservação. O Setor de Manejo recebe normalmente diversas espécies de peixes, anfíbios, répteis, aves e algumas vezes, mamíferos.  Esses animais chegam ao Aquário através da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros e eventualmente banhistas particulares.

        todo o setor técnico está envolvido com a produção de conhecimento científico, seja no desenvolvimento de novas tecnologias de suporte à vida aquática, seja no melhor entendimento da biologia dos animais expostos. Essas contribuições já estão sendo transmitidas para a comunidade científica através da participação dos técnicos do Aquário de Paranaguá em Congressos e Simpósios Científicos.

 a educação ambiental no aquário 

     O Aquário de Paranaguá desenvolveu um Programa de Educação Ambiental (PEA) com o intuito de transmitir conhecimentos sobre Biologia Aquática de uma maneira lúdica. A filosofia que norteia nossos trabalhos é proporcionar aos visitantes, vivência e conhecimento que possibilitem uma melhor compreensão e respeito para com a natureza.

           Dentro desse conteúdo, noções de biologia, ecologia, preservação e conservação são enfatizados. COM ISSO, Foram criados DIVERSOS programas para atingir as várias faixas etárias, desde o ensino infantil até o 3º grau, ALÉM DO público em geral (turistas e visitantes).

           A questão ambiental começa a mobilizar uma parcela cada vez maior da POPULAÇÃO, que tem uma tendência natural a se ocupar de causas nobres. Essa conscientização é importante para a formação de uma sociedade sadia, que defenda o aproveitamento racional dos recursos naturais E A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

 medidas de segurança na pandemia

      Para um ambiente seguro aos nossos funcionários, visitantes e animais. O Aquário abrirá com limitação máxima de 60 pessoas por ciclo. Na entrada será medido a temperatura de todos os visitantes. todos os funcionários que terão contato direto com os visitantes estarão utilizando face shield, além de barreiras de acrílico entre visitantes e funcionários em certos lugares (bilheteria e loja). Postos de Álcool em gel estarão distribuídos por todo o percurso de visitação, além de tapetes higienizadores de pés. Os pontos de observação dos tanques estarão demarcados no chão, de maneira a evitar aglomerações dentro do Aquário. A limpeza será contínua, utilizando os produtos adequados, garantindo a higiene e desinfecção de todo o espaço. O Aumento no espaçamento de filas e limitação de público pelos corredores. Avisos internos sobre cuidados com a higiene das mãos para os visitantes.
 

        Nesse momento as medidas de higiene precisam ser redobradas. Então, sigam as instruções de prevenção, lavem as mãos com regularidade, passe álcool em gel, evite apertos de mãos e abraços, usem as máscaras.
 

contamos COM A COMPREENSÃO DE TODOS.